segunda-feira, outubro 03, 2011

FUNÇÕES

Todas as coisas (vivas e não) têm uma função. 
As vivas têm uma função que lhes está destinada à partida. Mesmo que dela não tenham consciência ou que não lhes seja permitido cumpri-la, porque, por exemplo, estão num aquário, jardim zoológico ou semelhante, e ali toda a sua existência tem um outro objectivo e não aquele que lhes foi atribuído no equilíbrio perfeito da natureza. Claro que o ser humano também terá a sua função, mas essa, ou estamos a desempenhá-la, ou há muito que se perdeu e somos aquilo que o momento, a sociedade, a história, o que nos envolve, nos permite ser.
No caso das não vivas - objectos e outras coisas não "palpáveis" - a situação pode não ser tão "preta e branca". 
A função de cada coisa é também atribuída por quem dela usufrui. E a função de um mesmo objecto - ou de uma tal coisa não "palpável" - pode variar consoante o "mood" do seu utilizador.
Este raciocínio surge-me quando tento pensar na função deste blogue na minha vida.
Durante meses, anos, este era o local para a partilha. Partilha de emoções, descobertas,  pensamentos soltos, gostos, raivas, etc, etc. Agora a função deste espaço tem de ser repensada na minha mente.
Muitas dessas partilhas são agora feitas, de uma forma mais directa, imediata e até personalizada, através do Facebook. 
É lá que "digo ao mundo" que gosto de determinada música, ou que aquela noticia mexeu comigo. É lá que mostro as coisas que me emocionam ou os ridículos da vida que tantas as vezes nos passam em frente aos olhos.
Para que serve então este blogue?!?
Para partilhar algumas destas coisas com quem não me conhece e logo não tem acesso ao meu facebook?! Para pensamentos mais elaborados e profundos?!?
Não tenho essa resposta. Não sei qual a função que quero atribuir a este meu espaço. Não pode ser a mesma. Isso é inevitável. Mas terá de ser alguma, porque ele cumprirá um papel importante agora, tal como já o fez no passado.