quarta-feira, novembro 21, 2012

Palavras e pensamentos amadurecidos! ou talvez não! A GREVE GERAL DE 14N E MAIS


Vincent Mancini: Don Lucchesi, you are a man of finance and politics. These things I don't understand. 
Don Lucchesi: You understand guns? 
Vincent Mancini: Yes. 
Don Lucchesi: Finance is a gun. Politics is knowing when to pull the trigger. 
The Godfather: Part III








Uma semana depois, e os acontecimentos de 14 de Novembro ainda estão às voltas no meu pensamento. Já andavam a crise, a austeridade, os cortes, a luta para mudar o estado das coisas, o "tudo isto" que cada vez menos sentido me faz (ou cada vez melhor fica explicado!!), mas com o desfecho do 14N, mais tudo isto me revolve o interior.Ouvi e li opiniões. Dei os meu argumentos e recebi os contra-argumentos. 
Por mais voltas que dê, há uns cenários, umas questões, que não consigo abandonar.

AS PEDRAS
Sim, as pedras foram atiradas e fizeram pouco sentido. As imagens de um grupo de putos a esgaravatar a terra para soltar mais umas quantas pedras, é triste e faz-me lembrar os bandos de animais famintos que furam tudo à procura de um pequeno alimento. As pedras não tiveram sentido e são violência sem consequências. Mas para quem desespera e quer ver mudanças, as pedras poderiam ter sido a oportunidade de subir as escadarias. A oportunidade de criar um movimento de grande significado politico. Não foram, e tiveram o efeito contrário. As pedras parecem ter tirado a razão de quem luta, e grita, e exige mudanças. E quem souber, e SABEM, aproveitar as pedras, vai fazê-lo. Já o fez - logo nos minutos seguintes à carga - continua a fazê-lo, e tão cedo as pedras não deixarão de ser AS PEDRAS. Eu até diria que as pedras foram logo aproveitadas - quase duas horas de lançamento da pedra chega a ser cartoon - mas ...As pedras transformaram quem lá estava - até nos olhos de quem deveria ver um pouco mais longe (...afastei-me/fui-me embora porque não concordava com o que se estava a passar ... tentei que as pedras parassem, mas como não consegui, fui embora ...) - em cúmplices da violência, em tontinhos (que não perceberam o que lhe esperava) ou em voyeurs. E no fim de tudo, as pedras serviram para que nos andássemos todos a apedrejar - entre amigos, aqui no FB, na comunicação social, nos cafés, etc - e perdêssemos o foco de quem anda a violentar pessoas, povos e nações.
Mas uma coisa me consola! As pedras serviram para que a Frau Merkel - que teve uma recepção de um povo tão simpático e ordeiro - fique um pouco mais atenta, e possa prever que "Afinal os tugas tb têm nariz e a mostarda à vezes chega lá"
... E das PEDRAS não falo mais.

A CARGA POLICIAL
Tanta coisa mal, tanta coisa má!!! 
Não percebo nada de tácticas policiais, militares, de guerrilha, ou tudo junto numa táctica só, mas custa-me a acreditar que coisa tivesse que ter sido feita assim. 
Custa-me a acreditar que a policia - o corpo de intervenção - não conseguisse apanhar os elementos que causavam os distúrbios sem grandes danos colaterais. Custa-me a acreditar que para terminar com os distúrbios e esvaziar a praça, fosse preciso correr a malta à cacetada. 
Custa-me a acreditar, que para acabar com a manifestação fosse preciso perseguir pessoas pelas ruas perto. 
Custa-me a acreditar, que para repor a ordem fosse preciso voltar a carregar (com a costumeira cacetada), já a meio da D. Carlos, manifestantes que calmamente - tirando os insultos - desciam a rua e se conformavam com a sua expulsão.
Custa-me a acreditar que tudo isto tenha sido inocente, e que as consequências e actos não tenham sido previstos.
Não me custa a acreditar, mas revolta-me, que as declarações publicas tenham sido o que foram! O PM às 21h00 não tinha visto imagens!?!? Não podia comentar?!? O PR a mesma merda?!?! Os nossos representantes políticos - ou se fazem de parvos e não tocam no assunto - ou elogiam as forças policiais?!?! 
Eu também elogio as nossas forças policiais, mas CONDENO EM ABSOLUTO a carga policial de dia 14.
Resultado: Mais divisão entre os portugueses, mais distracção do que é realmente importante, e medo!! Medo da próxima manifestação, medo das ruas, de gritar descontentamento!!!

O AVISO
O tal aviso que serve de desculpa para tudo! O tal aviso que mete todos no mesmo saco e desresponsabiliza a violência indiscriminada da policia!
O tal aviso foi feito! OS TAIS avisos foram feitos!! certo!!
E aquela coisa de que se uma árvore cai numa floresta e não está lá ninguém, fez ou não barulho?!?! É que se ninguém - quase ninguém, numa praça cheia de gente - ouviu o aviso, ELE NÃO EXISTIU!!! 
Os avisos, feitos de um megafone de pilhas (quando há tanta coisa que faz mais barulho - olha, o sistema de som da CGTP - que a tecnologia já "inventou"), das duas, uma, ou também não são uma jogada inocente, ou são uma incompetência, que se não tivesse a ser utilizada da forma que está, até tinha graça e podia estar no Bartoon!!!

A GREVE GERAL
A greve geral pode até ter sido bem sucedida, pode ter tido adesões históricas, mas no momento que a Europa atravessa, no contexto de uma greve geral comum a vários países, fazer o do costume, repetir a formula ja usada milhares de vezes, é treta!!! Acham que os acontecimentos da assembleia assombram a greve?!?! Treta!! Acaba o discurso do Arménio e a greve tinha morrido!!! Às 11h00 da manhã, a Gran Via estava cheia, as lojas não abriram, ou tiveram de fechar e nós fazemos uma "passeata" que acaba com mais um discurso em frente à Assembleia?!?! 

A CGTP
Na linha do que disse sobre a greve, vem o meu pensamento sobre a CGTP (que já tinha nascido na Manif da Praça do Comercio). Dá para mudarem de paradigmas?!?!? Aquilo que combatemos, que queremos travar é bem mais GORDO e GANANCIOSO que um mero patrão!!! Tinham a força de milhares de pessoas descontentes e o que fizeram?!? O mesmo do costume - encheram camionetas para a passeata e discurso e depois cavaram todos!!! - cavaram que os autocarros estão à espera! Cavaram para não serem conotados com nada que possa estar fora do que ela organizaram!!! Cavaram e deixaram milhares de pessoas que querem GRITAR o seu descontentamento, que querem FAZER algo para mudar o estado das coisas, entregues a si próprias (muitas nunca foram a manifestações, não têm cultura politica de protesto, querem fazer e não sabem bem como) e misturadas com um bando de ... lá ia eu falar das pedras ...E depois, depois da carga, onde estão os discursos de repudio ao que aconteceu?!?! onde estão?!?!

Comecei este meu rol, com uma citação de um dialogo do Padrinho III, que vi no Publico. 
Acho que diz muito!!!


Espero que consigamos voltar a olhar todos para o objectivo comum!
Espero que a táctica de distracção e desinformação só tenha resultado por breves instantes!!!
Espero que as pessoas inocentes que foram agredidas e presas (privados de direitos que já não podem voltar a ser retirados!!!) não tenham sido apenas um pequeno acontecimento no caminho de domesticação de todos nós!!!