segunda-feira, setembro 15, 2003

O PAIS ESTÁ NOVAMENTE A ARDER....


A propósito dos telejornais que vou vendo aqui na redação, - e dos que vi durante todo o domingo - lembrei-me de uma conversa deste fim-de-semana, no seio do grupo de amigos.
... E ainda não houve uma única demissão no Governo! Como é que estes gajos ainda não se demitiram? ...
Na altura estas palavras pareceram-me um pouco fortes ... um pouco exageradas ... mas quanto mais penso no assunto, mais penso que uma demissão no governo, não é uma "injustiça".

Que a primeira vaga de incêndios tenha acontecido ... é grave! ... é muito triste! ... é uma tragédia nacional! ... mas, o calor foi muito, durante muitos dias, e apanhou todo o mundo de surpresa...!
Agora, com esta segunda vaga, já me parece que se pode falar de desleixo, de irresponsabilidade.
Esta ideia ganha mais força na minha mente, quando me ponho a recordar as conversas que tive quando se começaram a contabilizar os danos dos incêndios ...
Na altura a pergunta mais pertinente - e que agora se revela muito verdadeira e inteligente - que se colocou foi:
Mas se o verão ainda não acabou, como é que já estamos a contabilizar os danos? Quem é que tem a certeza que o mês de Setembro não tem mais fogos? Nos outros anos também há fogos em Setembro!
Parece que estas palavras foram adequadas, e ajudam, na minha óptica, a perceber porquê que o país está novamente a arder.
Quem foi o "inteligente" que se esqueceu que Setembro também é quente?
Que em Setembro também há fogos?
Quem foi o "inteligente" que não seguiu uma das grandes máximas portuguesas - depois de casa roubada trancas à porta - e não mandou limpar, guardar, patrulhar, proteger, todas as matas, florestas, campos de cultivo, etc, que não arderam em Agosto? Estava com medo que o chamassem de paranoico?
Quem foi o "optimista" que achou que os fogos de Agosto já tinham sido desgraça suficiente, e que não havia hipótese de se repetir?
Esse "inteligente" e "optimista" tem que ser responsabilizado, tem que se chegar à frente e dizer - Eu não soube fazer o meu papel! Os Portugueses esperavam algo de mim, e eu não cumpri! Por isso peço-vos desculpa! - e o Sr. Durão Barroso, nosso respeitado Primeiro-Ministro, não só tem que garantir que o "inteligente" se vai embora, como, em virtude do cargo que ocupa - sim, porque ser chefe também é assumir os erros da sua equipa - pedir desculpa pela 2ª vaga de incêndios que nunca deveria ter acontecido.

Sem comentários: