terça-feira, novembro 25, 2003

Depois da minha "volta" diária na blogosfera, retenho duas coisas ...
A MORTE DO FLOCO DE NEVE (dica do Espigas ao Vento)
A NOTA DE JPCOUTINHO AO MYSTIC RIVER


FLOCO DE NEVE
Vi ontem a noticia da morte do Floco de Neve, e li o post do Nuno Centeio.... não que fosse uma morte violenta, cruel, ou antes de tempo, mas ... era um animal único, com uma força impressionante - ultrapassou, em muitos anos, o tempo médio de vida dos gorilas no seu habitat natural - e com um olhar muito doce. Fiquei triste ...
ATÉ SEMPRE


MYSTIC RIVER
"... Mystic River é o filme mais sombrio de Clint Eastwood? «Sombrio» não é a palavra exacta. Injusto, sim. Literalmente injusto. Ao contrário das restantes obras, Mystic é o primeiro Clint onde não existe qualquer justiça..."
Estas são as palavras de JPCoutinho, com as quais concordo. Aliás, o primeiro comentário que fiz ao filme foi mais ou menos nesse sentido. Eu até fui um pouco mais longe. Achei que houve, da parte do Clint Eastwood, através dos seus personagens, uma forma de perdão, de desculpabilização ...
Mas fui confrontada de imediato com uma outra posição/leitura.
" ... pelo contrário, não é por acaso que o Clint Eastwood faz o plano em que vemos o Sean Penn de costas, ali está a "pena" ..."
Esta foi a leitura que fez o António. Pode não ser feita pelos homens, mas a justiça vai ser feita e o castigo aplicado. Aliás, já está a ser aplicado. É isso que aquele plano quer mostrar.
Também é uma leitura muito boa.

Mas, não deixa de ser um filme que trata a injustiça ... todos os personagens estão rodeados, de uma forma ou de outra, por injustiças.

Mais uma vez, e como era de esperar, o Sr. Clint Eastwood presenteou-nos com um GRANDE filme.

Sem comentários: