segunda-feira, junho 07, 2004

CONTINUA A CONTAGEM DECRESCENTE
dia 3

Estamos quase no dia da partida. Já estamos na semana, e Quarta- Feira lá vamos nós. Hoje falo do ano de 2001. Já só faltam dois relatos para poder fazer a antevisão do ano de 2004

Fomos 16 ou 17, e destes, muitas crianças.
Teria sido um ano como os outros - muito sol, muita bebida, muitas cartas - não fosse um acontecimento triste e traumatizante a que, infelizmente, tivemos que assistir.
Resolvemos ir ao Pomarão, passear, ver o rio. Estavamos descontraidos, as crianças corriam de uma lado para o outro, quando nos começamos a perceber que algo de errado estava a acontecer no meio do rio.
Estava um grupo de amigos, num pequeno barco, a fazer um almoço no meio do rio. Nós já os tinhamos ouvido, mas achamos que estavam na galhofa uns com os outros. Mas não. O barco tinha começado a meter água, muito lentamente, e, de repente virou. Quando as pessoas que estavam nas margens perceberam que a coisa era grave, já era tarde. Um dos senhores não sabia nadar e ninguem chegou a tempo de o salvar. Todas a gente se esforçou, mesmo os nossos tentaram, com alguns barcos, chegar ao homem para o salvar, mas não conseguiram.
Foi noticia de telejornais, com directos do local, onde ainda se faziam algumas buscas.
É muito desconcertante estar perto de um acontecimento destes. Quando mos apercebemos da gravidade da situação, e vimos que não poderiamos ajudar em nada, viemos embora. Eramos tantos adultos como crianças e achámos por bem não sujeitar os miúdos ao ambiente que se advinhava.
Ainda hoje, volta e meia, penso naquele grupo de amigos, e naquele almoço no meio do rio que acabou em tragédia e sofrimento.


.... amanhã, o ano de 2002 ....

Sem comentários: