quarta-feira, setembro 07, 2005

ESTRANHO MUNDO O NOSSO!

Às vezes gosto de ver o programa da Oprah.
Gosto da senhora, do seu percurso e do que ela defende.
Não gosto do tema da maioria dos programas que ela faz, mas percebo e admito que, do ponto de vista do produto televisivo, são todos muitos bem feitos e produzidos de uma forma muito inteligente.
Um dos “formatos” repetidos – principalmente no Natal e final do ano – são os programas dedicados às coisas favoritas da Oprah. Este é uma dos exemplos da tal produção inteligente que referi antes. Durante todo o programa somos confrontados com uma lista enorme de coisas (de televisores e computadores, a roupa e comida) que a Oprah elegeu como as suas coisas favoritas.
Claro que, na realidade, o programa não passa de um looongo anúncio a uma série de marcas e produtos, “mascarado” de programa entretenimento.
Para que o tal anúncio passe mais despercebido, da apresentação da lista faz a entrega dos referidos produtos pela audiência (na sua maioria mulheres e muito histéricas). A Oprah transforma-se em “Pai Natal” e partilha as suas coisas favoritas com o público que se encontra no estúdio.

Mas toda esta introdução para vos falar do ultimo programa deste género que vi.
A plateia era toda composta por professores (segundo a Oprah, as suas pessoas favoritas) e mais uma vez o objectivo era dar aos presentes as coisas favoritas da Oprah.
Como estava no trabalho não estava propriamente a ver o programa, tinha a televisão ligada e ia ouvindo o que se passava.
A Oprah apresentava um produto – palmas e alegria
A Oprah dizia que toda a plateia ia receber um – palmas, alegria e gritos
A Oprah dizia o preço do produto – palmas, alegria, gritos e HISTERIA!!!

Eu não queria acreditar!
A alegria maior daquelas pessoas não era saber que iam receber uma televisão nova, ou uma estadia num hotel fantástico com direito a tratamento VIP, era saber o valor dos presentes.
Era saber que a televisão valia 2000 US$ ou a estadia 1500 US$.

Não consegui deixar de pensar que as coisas estão um pouco ao contrario. Afinal não é a intenção que conta, mas o valor do que estamos a dar !!!???!?!?

ESTRANHO MUNDO O NOSSO!!!

Sem comentários: