quarta-feira, janeiro 30, 2008

AS COISAS QUE EU VOU VENDO

Preparo-me para retomar a minha actividade "bloguistica" ... acho que já deixei ao abandono aqui a casa tempo de mais. Vai ser gradual, porque não se passa de uma actividade praticamente nula para uma frequência de um, ou mais, posts por dia.





Para recomeçar quero registar coisas que vou vendo nas ruas de Lisboa.

Lisboa é uma cidade suja e os Lisboetas voltaram a ser porcos!
Já se dizia durante a campanha eleitoral para a Câmara Municipal de Lisboa que a cidade estava muito suja, que as ruas não eram limpas com a frequência e eficácia desejável. Continua a ser verdade! Acho que os passeios continuam cheios de lixarada, porcaria de cão, etc. Mas isto leva-me à segunda parte da minha afirmação: os Lisboetas voltaram a ser porcos! Não sei se a responsabilidade das ruas continuarem sujas é só da C.M.L.. Acho que os maiores culpados somos nós Lisboetas. Voltámos a deitar lixo pelas janelas dos carros, voltámos a achar normal que o cão cague o passeio todo e pensamos que a responsabilidade não é nossa, voltamos a atirar, alegremente, lixo para o chão enquanto nos passeamos pelas ruas. Todos os dias assisto a pelo menos um exemplo destas situações. PENSEI QUE ESTES COMPORTAMENTOS JÁ ESTAVAM, na pior das hipóteses, EM VIAS DE EXTINÇÃO!

Cada vez mais se vê pessoas a fumar na rua (declaração óbvia, sem nada de novo estão vocês a pensar)
Claro que com a nova lei do tabaco, as pessoas têm que vir fumar para a rua, para a porta do café, para as esplanadas, para a entrada do prédio de escritórios onde trabalham, etc.
Aquilo de que falo não são essas situações, são pessoas, que no trajecto que fazem de um sitio para outro, vão a fumar. Acho que dantes - na era pré-nova lei do tabaco - não se via tantas pessoas a andarem nos passeios de cigarro na mão.
Vou dar-vos o meu exemplo. Eu não gosto nada de fumar na rua, enquanto vou a andar, raramente o fiz. Parece que o cigarro não me sabe tão bem, não o "aproveito" tanto, mas agora, sempre que saio do restaurante onde almoço, lá vem o cigarrinho da praxe! Acabei de almoçar, de beber o café, e aquele cigarro pós-refeição faz-me mesmo falta ... mesmo que isso signifique ter de fumar, na rua, enquanto me dirijo para o escritório.


E para que os fumadores não ajudem a aumentar o nível de sujidade de Lisboa, pedem-se cinzeiros! Vários! Às portas dos cafés, restaurantes, bancos, etc.! Caixotes do lixo onde seja possível apagar e deitar um cigarro, sem ficar a pensar o resto do dia que o caixote pegou fogo!

Sem comentários: