quarta-feira, junho 02, 2004

CONTINUANDO A CONTAGEM DECRESCENTE
dia 8


Fui pela primeira vez a Mina de S. Domingos em Junho de 1996.
Fui convidada, por um colega da Escola de Cinema, que festeja la o seu aniversario ... faz anos a 8 de Junho, e o fim de semana mais proximo - que normalmente inclui os feriados de 10 e 13 de Junho - e sempre passado na Mina, junto com os seus amigos mais proximos.
Nesse ano tive a honra de ser convidada.
Adorei.
Sao dias de relax absoluto. Com a calma do Alentejo, com uma barragem a 200 mts e com boa comida, muita cervejola e jogos de cartas ate as tantas.
Claro que desde esse ano algumas coisas mudaram. Ja nao vamos, tipo promessa, todos em filinha indiana ao Pulo do Lobo; a barragem ja tem uma praia fluvial toda bonitinha, com direito a tasca com caracois e tudo; os convivas vao sendo diferentes, embora haja os marretas que vao sempre, entre os quais eu me incluo; as crianças sao cada vez mais e ja lideram o grupo em algumas das actividades; mas continua a ser um acampamento de ciganos, que tem cada vez mais adeptos viciados.
Nesse ano, foi ano de Euro, em Inglaterra. (outra actividade obrigatoria e o futebol. Existe sempre um evento futebolistico que nos prende, a todos, uma horas a televisao da pensao) Ja nao me lembro qual foi o jogo a que assitimos, mas deve ter sido um de Portugal e deve ter dado muito grito e muita nervoseira.
Nesse ano eramos 16 ou 17 pessoas, incluindo uma bebe de 3 meses.
Fomos ate ao nosso destino em "caravana", todos juntos. Se um queria parar, la paravamos todos. Chegamos ja bem tarde, mas nem por isso o espirito de festa desapareceu ... mal chegamos as "hostilidades" começaram; banhos na barragem, cervejas, e muita confusao.
Dai em diante foi sempre no mesmo registo. Nao ha um momento de calmia, se uns se deitam cedo e aproveitam a manha, uns deitam-se de dia e aproveitam a noite.
Nessa altura ainda se ia ao Pulo do Lobo, e um ou dois dias depois, la fomos nos, fazer varios km de po e pedras, ver o Pulo do Lobo. Para muitos era uma novidade, para outros nem por isso.

Cheguei a Lisboa com as minhas energias renovadas e a fazer força para que a minha amizade com o aniversariante se mantivesse, pelo menos por mais um ano, para poder voltar.



.... Amanha o ano de 1997 ....

Sem comentários: