quinta-feira, janeiro 06, 2005

ALINHA COM O IRRITANTE

Deixar de fumar não é fácil!
Qualquer que seja o método, é uma decisão e um percurso díficil, mas há situações que tornam esse esforço ainda mais penoso!

Há a situação clássica .... o convivio com os amigos, acompanhado de alcool .... que deve afectar a maioria dos fumadores que está a deixar de fumar.
Depois há os .... momentos de stress e ansiedade .... que parecem atenuados e mais fáceis de viver, com um cigarrinho, e que, para um fumador que quer parar, são uma pequena tortura.
Uma outra situação comum e que causa muita dificuldade, são .... as esperas!! .... Mesmo com algo para fazer; como ler uma revista ou fazer um telefonema; esperar é sempre uma actividade que exige um cigarro, espera-se a fumar!
Ainda me consigo lembrar .... do final das refeições .... como um momento que a maioria dos fumadores associa ao cigarro.

Claro que depois há os momentos de cada um de nós - os fumadores - aqueles a que cada um associa o cigarro, mas que podem ser completamente diferentes de fumador para fumador.
No meu caso essas situações são: beber café, sair do cinema, os imensos intervalos da nossa televisão, sair da água - numa praia ou piscina - e ter de aturar pessoas de quem não gosto, sem poder mostrá-lo! O chamado "engolir o sapo"!! Ter de manter a conversa com a pessoa mais irritante que se conhece, sem que isso transpareça, é sinonimo de estar com um cigarro na mão! Acho que está na mesma categoria do stress e da ansiedade, mas mais especifico!
Todas as outras eu tenho enfrentado bem, mas se estou perante a situação "alinha com o irritante" acho que vou vacilar!!! Meu querido cigarrinho!!!
Não é justo!! Eu deveria poder dizer "Estou a parar de fumar, não posso estar, trabalhar, reunir, conversar, conviver com fulanos X, Y, Z e W!" e toda a gente me permitiria estar longe dessas pessoas!
Felizmente não conheço muitas pessoas assim, nem tenho que fazer a maior parte da minha vida perto delas, mas quando isso acontece, quase me arrependo de ter deixado de fumar!

Sem comentários: